Oficina de Tecnologia Legislativa

• Oficina de Tecnologia Legislativa
  • 2014-11-24T00:00:00-02:00
  • 2014-11-28T23:59:59-02:00
  • O Programa Interlegis do Senado Federal apresenta sua Oficina De Tecnologia Legislativa. Um curso presencial completo, com 35 horas de duração, gratuito, destinado a funcionários de Câmaras Municipais de todo o País com foco no cumprimento das Leis de Transparência e de Acesso à Informação.
24/11/2014 até 28/11/2014 (Brazil/East / UTC-200)
SESI - Patos-PB
Pessoa de contato
Telefone de contato
Servidores de Todo o estado da Paraíba
Site
Visite o site do evento
iCal

Entre os dias 24 e 28 de novembro, de segunda a quarta-feira, servidores do Interlegis/ILB vão ministrar oficinas de tecnologia para servidores de várias Câmaras Municipais. O objetivo é atender a demanda de Câmaras Municipais de todo o País na implantação e capacitação no Portal Modelo.

Os instrutores vão capacitar os servidores para que eles estejam aptos a administrar o portal de Internet e o SAPL de suas respectivas Casas. O Portal Modelo o SAPL são ferramentas que não requerem grandes conhecimentos técnicos e podem ser adaptados à realidade e às necessidades de cada Câmara. Eles também podem ser hospedados, sem custos, no Interlegis, sob o domínio .LEG.

Público Alvo

O público alvo é o universo de funcionários de Câmaras Municipais que pretendem utilizar e implantar o novo Portal Modelo disponibilizado pelo Interlegis.

Inscrições, Pré requisitos e recomendações

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Para a confirmar a inscrição, o interessado deve preencher uma declaração (ver o modelo) que tem a finalidade de comprovar o vínculo do aluno com o Poder Legislativo contendo suas informações pessoais.

A Declaração deve ser assinada pelo Presidente, Diretor ou Chefe Imediato e remetida ao Serviço de capacitação Legislativa do Interlegis pelo fax (61) 3303-3221 ou pelo o email [oficinas@interlegis.leg.br], dentro do prazo de inscrição;

Conteúdo

O treinamento consistirá dos seguintes tópicos (poderão ser abordados tópicos adicionais, dependendo da disponibilidade de tempo, relevância e interesse dos alunos):

1. Portal Modelo

.Gerindo o conteúdo: conhecendo o Portal Modelo; casos de sucesso; inserir pasta e álbum de fotos; criar item de Notícia no Portal; publicar vários itens; inserir página para listar os vereadores; alterar o modo de visualização da pasta; alterar o menu de navegação; criar enquete e evento no Portal; inserir links internos e externos.

.Administrando o Portal: criar usuários e grupos; adicionar usuários no grupo; atribuir papéis para os grupos; testar a funcionalidade do papel atribuído ao grupo de Editores; integrar o Portal com o SAPL.

.Customização do Portal: modificar as cores e o rodapé do Portal; alterar o logo e o banner; customizar as caixas laterais do Portal; desfazer alterações; configurar RSS no Portal.

2. SAPL

•Dados da Câmara e da Legislatura
•Partidos Políticos
•Parlamentares
•Mesa Diretora e seus cargos
•Dados de Comissões (tipo, cargo, período, composição)
•Tipo de matéria legislativa e tipo de documento
•Tipo de proposição, proposição, regime de tramitação e origem
•Recebimento de proposição
•Normas jurídicas
•Sessões plenárias

Instrutores

Adalberto Alves de Oliveira
Luis Fernando Pires Machado

Convites

As casas legislativas, ou servidores, que necessitem de convites específicos, por gentileza enviem e-mail solicitando o mesmo para:

oficinas@interlegis.leg.br

Informamos que os convites serão enviados por e-mail, em nome do Interlegis. Sendo assim, especifiquem detalhes que tenham que constar, além do endereço eletrônico para qual o mesmo deverá ser remetido.

Observações

Serão emitidos certificados de participação para cada pessoa que se inscrever no evento e efetivamente participar;